quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

CNBB apoia ações da FNP por mais médicos no SUS



A campanha “Cadê o médico?”, promovida pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), ganhou um importante apoio nesta quarta-feira (06). O secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Steiner, aprovou a iniciativa da FNP por melhorias Sistema Único de Saúde.

Durante a reunião realizada na sede da CNBB em Brasília, o presidente da FNP, João Coser, apresentou a Dom Leonardo os objetivos da campanha. Por meio do movimento “Cadê o Médico?”, a FNP reivindica do Governo Federal a adoção imediata das medidas cabíveis para a contratação de médicos formados no exterior. A intenção é suprir uma carência de mais de seis mil médicos para as equipes do Programa da Saúde da Família (PSF).

Segundo Dom Leonardo, a falta de médicos no Brasil é um tema que preocupa a CNBB. “A Campanha da Fraternidade de 2012 já discutia essa carência. Em um grande número de municípios brasileiro não existe médicos. O Ministério da Saúde precisa socorrer os municípios”, enfatizou.

Dom Leonardo afirmou que a CNBB apoia a campanha da Frente Nacional de Prefeitos por mais médicos no SUS, e destacou a importância de ampliar as ações por melhorias na oferta da saúde pública no Brasil.

O médico cardiologista, membro da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP) e coordenador do Observatório de Saúde do Distrito Federal, doutor Geniberto Paiva Campos, acompanhou o encontro entre a FNP e a CNBB e ressaltou a importância do movimento Cadê o Médico?. “A FNP está corretíssima ao propor essa ação. Esta é uma campanha essencial. É preciso valorizar os agentes municipais de saúde, mas sem os médicos o PSF não funciona”.

O assessor político da CNBB, padre Geraldo Martins, também participou da reunião.

Fonte: FNP


Nenhum comentário:

Postar um comentário